quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A Mitologia em Competição

         Muitas pessoas gostam das olimpíadas e, torcem freneticamente para o Brasil, mas, as vezes desprezam a mitologia, aonde tudo é baseado em histórias, um pouco surreais em nosso modo de ver.
         A maioria dessas pessoas, não tem tempo, ou, não gostam de pesquisar a origem das coisas e dos eventos. Todo brasileiro gosta de um bom esporte, de uma competição, em principal do tão prezado futebol, então vejamos, aonde começaram as Olimpíadas? Na Grécia Antiga, 766 a.C, os primeiros jogos olímpicos surgiram, mais tarde, balançando o mundo, mais especificamente surgiram na cidade de Olímpia, a qual contém dentro de si, o monte Olimpo, ou seja, a morada dos deuses de acordo com a mitologia.
          Mas porque elas surgiram? Elas surgiram para homenagear os deuses da mitologia, em principal Zeus, o deus dos deuses, formando então uma mistura de esporte e religiosidade. As pessoas praticavam os esportes, que na realidade, era somente um quando surgiu, a corrida de 200 metros; sem vestimentas, pois não podiam ter vantagens sobre os outros, e ganhavam como prêmio uma coroa de ramos de oliveira, e dependendo da versão, podia até ser uma coroa de louros.
            As mulheres na realidade, não podiam participar da mesma competição do que os homens, então decididas, criaram uma para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus e deusa das deusas.
            Na era moderna, os jogos olímpicos, representam a paz entre os países, e foram influenciados pelo barão Pierre de Coubertin, o qual desenhou a bandeira e seu respectivo significado. As medalhas são mais do que meros prêmios, são na realidade, a dignidade que os jogadores, ou seja, os portadores carregam para sua nação.
             Devemos ficar mais atentos a culturas diferentes, é tão bom perceber que tudo que roda em nossa volta, aqui no Brasil, é uma mistura de deveras culturas diferentes. Somos um povo abençoado, temos um pouco de tudo nesse mundo. Somos uma mistura, de raças, credos e culturas, mas um motivo para se odiar o preconceito, todos somos tão diferentes e tão iguais ao mesmo tempo, isso sim é magia, uma magia que não precisamos entrar em contato com um livro para se ter.

Atenciosamente,
Gaby Sant Anna


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário